Cientistas da Universidade de Leeds no Reino Unido, realizaram uma pesquisa que comprova a tendência que muitos têm de agir como ovelhas, isto é, sem querer, seguindo a multidão como se não possuíssem uma mente racional. Embora essa tendência possa ter utilidade em algumas situações, tais como planejamento de fluxo de pedestres em áreas ocupadas, isso não inspira muita esperança para a humanidade.
O estudo mostrou que é preciso a minoria de apenas 5 por cento das pessoas para influenciar na direção de uma multidão - e que 95 por cento do restante das pessoas as seguem, mesmo sem perceber o que está acontecendo.
O Professor Krause, juntamente com o estudante John Dyer, conduziram uma série de experimentos nos quais grupos de voluntários caminhavam aleatoriamente em torno de um grande salão. Dentro do grupo, alguns receberam instruções de onde caminhar. Os participantes não podiam se comunicar uns com os outros ou intencionalmente influenciar ninguém.
Os resultados em todos os experimentos revelaram que os indivíduos informados de onde deveriam caminhar foram seguidos pelos outros na multidão, formando uma auto-organização, em "fila indiana" ou como um rebanho de ovelhas.
"Nós todos já estivemos em situações em que fomos conduzidos por uma multidão", disse o professor Krause. "Mas o que é interessante sobre esta pesquisa é que os nossos participantes acabaram fazendo uma decisão de consenso, apesar do fato de que eles não foram autorizados a falar ou gesticular com os outros. Na maioria dos casos, os participantes não perceberam que estavam sendo conduzidos por outras pessoas".
Assustador… Somos como ovelhas, (sheeple na expressão em inglês), de tal forma que permitimos que algumas pessoas "informadas" nos conduzam, mesmo sem saber o que está acontecendo? Infelizmente, faz sentido. Quantos caem em fraudes de todos os tipos por causa de amigos ou fontes "informadas", de esquemas de pirâmide a farsas religiosas. Nós parecemos acreditar em qualquer coisa, ou tolerá-la cegamente, enquanto a mensagem é entregue com credibilidade social suficiente.
Como ser você mesmo
Há algumas coisas que você pode fazer para não só evitar viver como um sheeple, mas desfrutar de uma vida plena, próspera e emocionante. Aqui estão alguns dos fundamentos que sheeple's tendem a perder.
Determine o que você quer na vida. Mais de 25 anos ensinando Programação Neuro Linguística (PNL) eu fiz a milhares de pessoas a pergunta: O que você quer da vida? Fiquei impressionado com o percentual incrivelmente baixo de pessoas que conseguiram responder. Quais são seus principais objetivos? Que direção você está seguindo? Onde você quer estar em cinco anos? A resposta mais comum: não sei. Vamos ver o que acontece.
Talvez um em cada dez conseguiu responder com certeza e especificidade, assim:
Talvez um em cada dez conseguiu responder com certeza e especificidade, assim:
Em cinco anos, minha vida será diferente no seguinte...
Os principais obstáculos no meu caminho são ...
As habilidades que preciso desenvolver para alcançar meus objetivos são as seguintes...
Ninguém pode prever o futuro, mas poucas coisas nos servem melhor do que intencionalmente perseguir um futuro escolhido, ao invés de esperar para "ver o que acontece." Se você não escolher os seus objetivos, sua família, amigos, comunidade e cultura fará isso para você (consciente ou inconscientemente). Isso é chamado status quo. Não surpreendentemente, status quo não é inspirador.
Aprenda a tomar decisões completas, intencionais. Muitas das nossas decisões não são consideradas assim. Na PNL, aprendemos que as decisões e motivação são simplesmente compostas de fenômenos visuais, auditivos e cinestésicos (feeling). Estes são os blocos de construção dos processos mentais. Más decisões, decisões impulsivas e decisões em última instância são lamentáveis e não constituem uma decisão sólida. Nós tomamos decisões por impulso, sem discutir as coisas (faltando o auditivo). Nós tomamos decisões emocionais, sem considerar outras opções (faltando visual e auditiva). Ou somos apanhados em circuitos mentais sem saída (diálogo interno sem fim, com nenhum sentimento que pede para a ação).
Em todos esses casos, porque nos falta a base para decisões sólidas, somos vulneráveis aos caprichos dos outros. Se nos falta a capacidade de discutir e analisar as decisões, podemos aceitar a análise de outra pessoa como um evangelho. Se tendemos a tomar decisões emocionais, podemos ser vítimas de quem pode influenciar-nos em um estado emocional. Se não pensamos com clareza e com um sentimento de certeza, podemos apenas fazer o que outros estão fazendo.
Tome as suas decisões com todos os seus blocos de construção no lugar e com um conjunto claro de objetivos em mente. Isto irá mantê-lo fora do reino das ovelhas.
Pense nisso.
eu sempre treno para não ser mais uma ovelha no Brasil. mas temos que fazer isso na cautela para não ser tachado de anti social
ResponderExcluir